
Esta matéria foi feita pela revista Veja que relata os cases de faculdades que abriram capital na bolsa de valores, e como isso impactou e pode impactar na vida dos alunos. Em um setor muito concorrido, as universidades abrem seu capital para apoiar a expansão das empresas. A matéria ainda relata que já são quatro universidades com ações na bolsa de valores, número que tende a crescer. Estas empresas têm crescimento surpreendentes depois do feito, chegando a crescer mais de 100%. E o que os alunos ganham com isso?
A entrada na bolsa tem um impacto positivo na qualidade do ensino. Dentre vários motivos estão o fato destas empresas investirem mais no material de ensino, e com o fato da qualidade do ensino servir de atrativo para os investidores.
Destaca-se o trunfo da Anhanguera. O grupo, hoje com 47 faculdades e previsões de faturamento neste ano de 600 milhões, começou a se preparar para abrir o capital com quatro anos de antecedência. A transição deu-se com a supervisão do fundo de investimento Pátria, hoje dono de 50% das ações.
Um resultado disso é que enquanto os grandes grupos crescem, as pequenas faculdades sofrem. Como sabem que será difícil competir com uma rede de ensino, seus donos começam a passar o negócio adiante.
Anhanguera tem boas idéias e pela sua forma de investidora, da segurança aos interesados que buscam ingressar em suas instituições oferecendo segurança e ensino de qualidade.
ResponderExcluirAs pequenas instituições de ensino realmente tem sofrido a pressão com a abertura de capital das grandes faculdades. Ruim pra elas, mas bom para os alunos e para os sócios proprietários. Porém, as pequenas não saem no prejuízo, vendem suas pequenas instituições e com conhecimento e sabedoria podem investir em novos negócios, ou até mesmo na bolsa, comprando ações das grandes.
ResponderExcluirO feito no caso da Anhanguera é correto, pois a inovação utilizada para diferenciação do mercado foi devidamente aplicada.
ResponderExcluirRealmente o ingresso da faculdades no meracdo da bolsa causa um grande impacto para a economina.
ResponderExcluir